top of page

Micoplasmose

  • Foto do escritor: Murilo Rats
    Murilo Rats
  • 4 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

Olá rateiros.

No texto de hoje falarei sobre a famosa micoplasmose. Aprenderemos o que é a micoplasmose,a identificar os sintomas, o que causa e o tratamento.Mas antes de começar o texto, é importante ressaltar que todos os ratos selvagens tenham micoplasmose e provável todos os ratos de estimação também tenham,porém, o animal ser diagnosticado com a doença não quer dizer que não possa ter uma vida longa, com os cuidados apropriados como ambiente limpo e sem permitir a progressão do quadro, certamente poderá ter uma vida longa e saudável Espero que gostem.

O que é a micoplasmose?

Micoplasmose é a doença causada pela bactéria mycoplasma spp. Amycoplasma pulmonis e é muito perigosa e silenciosa alojando-se nos pulmões e se espalhando pelo corpo. O grande risco é que ela diminui a imunidade do rato, fazendo com que ele fique mais sensível a outras infecções, como pneumonia, por exemplo. Estas infecções “secundárias” são muito perigosas. A micoplasmose murina é uma patologia causada por micoplasma pulmonis, responsável por infecções respiratórias e genitais em ratos de estimação. Essas, denominamos infecções secundárias.É altamente contagiosa e quase impossível de tratar.Micoplasmas são bactérias muito pequenas, menores do que as bactérias normais,bactérias têm uma proteção externa adicional, que pode ser, inclusive, dupla. Micoplasmas não. Assim, fora de um hospedeiro, elas têm vida reduzida. São muito sensíveis à desidratação e a desinfetantes.Porém, dentro do hospedeiro, ela é bem mais forte, Quando o animal infectado começa a produzir anticorpos, ou quando recebe antibióticos, elas são capazes de se esconder dentro das células da vítima.Uma vez infectado, é possível fazer um controle da infecção, mas não há como se livrar . Algumas delas vão conseguir escapar do tratamento e permanecer no organismo. É uma doença para a vida toda.

Quais são os sintomas ?

- Porfirina em excesso

- Espirros e Tosses

- Respirar com dificuldade e barulho

- pelo áspero e/ou arrepiado

- letargia

- perda de peso

-cabeça virada

- postura encurvada

- mudanças de comportamento

- sangue na urina

-infertilidade

-piometria

- Causas

-Um ambiente sujo contribui para a manifestação da micoplasmose, a amônia está presente na urina e nas fezes é um dos maiores agravantes, por isso o melhor é sempre deixar o ambiente limpo.

- Stress.O stress baixa em muito a imunidade dos ratos, com isso, a micoplasmose e outras inúmeras doenças podem se manifestar

-doenças secundárias

- Gaiolas super lotada, estando diretamente ligado a amônia e ao stress

-utilização de serragem como forração, que junto a urina soltam fenóis tóxicos e que agravam a micoplasmose

-Má ventilação do habitat do animal

- contato com animal infectado ( dejetos, saliva e durante a cópula )

-Tratamento

Não há cura para micoplasmose, porém, o animal ser diagnosticado com a mesma não quer dizer que não possa ter uma vida longa, com os cuidados apropriados, com o ambiente limpo e sem permitir a progressão do quadro,o seu rato pode levar uma vida normalmente. Lembrando, todos os ratos tem micoplasmose,isso não é motivo para desespero, mas, se ele apresentar algum dos sintomas mencionados acima, você deve procura um veterinário imediatamente, para que seu animal possa ser tratado. É importante lembrar, que essa doença não afeta humanos, apenas nossos ratos.


Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 

 Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page