Manual de cuidados com ratos
- Murilo Rats
- 28 de mai. de 2017
- 3 min de leitura
Manual de cuidados com ratos
Nome popular: Ratazana, rato, mercol,mecol, rato twister ou wistar.
Nome em inglês : rat ou fancy rat

Nome cientifico : Rattus Novergicus
Gênero: Rattus
Subfamilia: Murinae
Família: Muridae
Ordem: rodentia
Classe :mammalia
Tamanho:25-30 centímetros, sem contar o rabo. Normalmente, as fêmeas são menores e mais esguias que os machos, sendo os machos bem corpulentos.
Peso: Em média, as fêmeas pesam de 250-350 gramas e os machos de 300 gramas- 500 gramas.
Local de origem: As ratazanas são oriundas do leste da Ásia ( norte da China e Mongólia), mas hoje já ocupam todo mundo com exceção dos polos.
Como as ratazanas colonizaram o mundo ?
No início, quando os seres humanos deixaram de ser caçadores/coletores e se tornaram agricultores, os ratos aprenderam que era mais fácil sobreviver em ambiente doméstico, pois tinham comida abrigo dos predadores, assim sendo, aumentando o número de ratos vivendo com humanos. Conforme os humanos foram se locomovendo ao redor do mundo , levavam os ratos com eles, mesmo que sem intenção.

Como as ratazanas foram domesticadas?
No inicio do século 18, as ratazanas começaram a povoar intensamente a Europa, e o local que ouve o maior aumento populacional foi a Inglaterra. Este excesso populacional levou a um esporte bastante brutal. Na Inglaterra vitoriana, um grande número de ratos silvestres eram capturados e colocados em poço com um cão terrier( grupo de cães desenvolvido para caçar ratos). O cão, tentava matar a maior quantia de ratos quanto possível, e quem matasse o maior número no menor tempo era declarado o vencedor. Com o passar do tempo, mutações naturais foram aparecendo . E uma pessoa se interessou por esses ratos coloridos, pit rato, mantinha e criava algumas dessas`` excentricidades´´. Pode-se supor que ele, em seguida, vendeu esses ratos como animais de estimação. Jack Black, também pode ser citado como um dos primeiros criadores de ratos domésticos. No percurso do seu trabalho, quando ele se deparou com animais estranhamente coloridas, ele os capturou, os manteve e os reproduziu . Eventualmente, ele teve Albino, Preto, Fawn, blue e animais marcados qual ele criados e vendidos como animais de estimação. E com o passar do tempo os ratos foram se tornando animais cada vez mais populares no Reino Unido.E hoje eh um pet relativamente popular em todo mundo.
Alimentação: Os ratos são onívoros, ou seja, comem de tudo, na natureza eles tem uma dieta bem variada de sementes, grãos, frutas, legumes verduras e pequenos animais. Em cativeiro podemos dar dois tipos de alimentação: ração extrusada ou alimentação natural. A AN (Alimentação natural) consiste em fornecer apenas produtos naturais, não industrializados, como os ratos encontrariam na natureza, tendo como base a granola ( feita especialmente para os ratos) e frutas legumes e verduras em pequenas porções 2x ao dia, além da proteína semanal e outros complementos. Já a alimentação extrusada se baseia em dar apenas rações próprias para ratos, dando frutas, legume e verduras como petiscos ocasionais, As únicas rações recomendadas para ratos são a labina ( qualquer marca) e NuTrópica.

Alojamento: Uma gaiola para um trio deve ter no mínimo 60x60x60 ( largura, altura e profundidade) , aumentando mais 60 centímetros cúbicos por rato, a gaiola deve ser alta, pois os ratos gostam de escalar, e você pode aumentar o espaço interno da gaiola colocando andares, nunca se esqueça de forrar os andares, pois os ratos podem machucar os pezinhos nas grades da gaiola.
Forração: a melhor forração para ratos, é a areia de gato de granulometria grossa e sem cheiro, pois não causa alergias nem problemas respiratórios, deve ser trocada sempre que for suja. Outras boas opções são os pinus de madeira e o pipiwc, porém esses não seguram o cheiro tão bem quanto a areai de gato.
Higienização da gaiola: a gaiola deve ser limpa todo dia, recomendo que limpe com álcool em gel sem cheiro, pois elimina as bactérias e não incomoda o olfato sensível dos ratos.
Enriquecimento ambiental: Os ratos são extremamente inteligentes, e devem estar sempre com a mente ocupada para não desenvolverem comportamentos indesejáveis. Alguns itens são essenciais na gaiola de um rato, eh sempre bom ter uma toca por rato, pois assim, sempre que um rato quiser se isolar ou fugir de uma briga, ele pode ficar em um lugar reservado, galhos e cordas para eles escalarem, para exercitar sua musculatura, redes para poderem dormir confortavelmente e brinquedos de madeira para poderem roer.
: No geral, ratos são muito limpos e saudáveis ,principalmente se forem adquiridos de um bom criador, porém, isso não deve ser usado de desculpa para não leva-los ao veterinário. Os ratos devem ser levados ao veterinário a cada 6 meses para um check-up para ver se está tudo em dia com a saúde dos nossos ratos.
Comments